Projetos de Investimento


Vinicius de Moraes disse,
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo."

Estudo Prévio do Projeto

Essencial para a tomada de decisão em avançar com o Projeto pois permite testar a viabilidade da Ideia de Negócio.
Numa fase inicial, a elaboração de um Estudo Prévio permite ao Empreendedor, obter uma visão clara da viabilidade do seu negócio, potencial valor do investimento e do mercado onde irá desenvolver a sua atividade.

A necessidade do Estudo Prévio do Projecto surge em situações em que existem dúvidas em relação a:

  • Ao interesse em avançar com o Projecto.
  • Viabilidade do Negócio.
  • Definição da oferta, preços, Clientes.
  • À localização do Projecto.
  • Às rubricas de investimento.
  • Potencial do investimento e do mercado.
  • Montantes de investimento.
  • Possibilidades de financiamento.

Serve igualmente como apoio para apresentação do Projecto a outras partes interessadas, investidores ou parceiros de negócio, sejam eles particulares ou uma instituição financeira.



Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade Económico-Financeira

O primeiro passo a dar para que uma ideia resulte num negócio de sucesso é a criação de um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade coerentes com o mercado de implementação do Projeto, que reflicta a definição concreta e estruturada da Ideia da Negócio, a estratégia de otimização dos recursos, identifique os pontos fortes a realçar e as ferramentas para combater os pontos fracos.

Um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade permite:

  • Avaliar um novo Projecto.
  • Caracterizar a atividade e identificar as características diferenciadoras do Projeto.
  • Concretizar a ideia que se pretende implementar.
  • Realçar os pontos fortes e reconhecer os fracos.
  • Uma visão coerente e realista das receitas e despesas.
  • Procura de financiamento para desenvolver o Projeto.
  • Fornecer o conhecimento técnico do Projecto para obter projeções financeiras corretas.

Com um Estudo de Viabilidade Económica e Financeira é possível:

  • Criação de cenários alternativos.
  • Avaliar as necessidades de investimento e os meios de financiamento.
  • Avaliar a viabilidade económica e financeira e o retorno do investimento.

A Análise de Viabilidade Económico – Financeira é essencial para:

  • Criação de novas empresas.
  • Guiar estratégias e acções.
  • Avaliações empresariais – fusões, aquisições ou venda.
  • Atrair investidores.
  • Obtenção das fontes de financiamento mais adequadas.
  • Candidaturas a Fundos Comunitários.

O Cliente fica com:

  • Conhecimento dos pontos fortes e pontos fracos do negócio.
  • Estratégia de gestão.
  • Memória descritiva do projeto.
  • Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade Económico-Financeira.


Plano de Marketing

O Plano de Marketing é um documento essencial para:

  • Conhecimento profundo do ambiente na qual a Empresa está inserida e indicação das estratégias necessárias para crescer num mercado competitivo e em constante mudança.
  • Monitorização permanentemente das variáveis internas e externas, para se conseguir manter o crescimento desejado.
  • Conhecimento dos consumidores, detectando rapidamente as necessidades dos mesmos, com a possibilidade de transformar as suas necessidades em oportunidades de negócio.

Documento obrigatório em Candidaturas ao Portugal 2020.


Vantagens de um Plano de Marketing:

  • Capacidade de melhor refletir sobre a situação futura da Empresa.
  • Indicação das estratégias necessárias para crescer num mercado competitivo e em constante mudança.
  • Facilidade em propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e os pontos fracos em pontos fortes.
  • Capacidade de previsão das decisões a tomar, o que permite preparar correta e atempadamente as ações, diminuindo assim a possibilidade de erro.

Se tiver interesse em receber todas as novidades acerca dos serviços e eventos da Viaefe e dos Fundos Comunitários introduza o seu email.

Subscreva aqui