Vinicius de Moraes disse,
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo."
Estudo Prévio do Projeto
Essencial para a tomada de decisão em avançar com o Projeto pois permite testar a viabilidade da Ideia de Negócio.
Numa fase inicial, a elaboração de um Estudo Prévio permite ao Empreendedor, obter uma visão clara da viabilidade do seu negócio, potencial valor do investimento e do mercado onde irá desenvolver a sua atividade.
A necessidade do Estudo Prévio do Projecto surge em situações em que existem dúvidas em relação a:
- Ao interesse em avançar com o Projecto.
- Viabilidade do Negócio.
- Definição da oferta, preços, Clientes.
- À localização do Projecto.
- Às rubricas de investimento.
- Potencial do investimento e do mercado.
- Montantes de investimento.
- Possibilidades de financiamento.
Serve igualmente como apoio para apresentação do Projecto a outras partes interessadas, investidores ou parceiros de negócio, sejam eles particulares ou uma instituição financeira.
Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade Económico-Financeira
O primeiro passo a dar para que uma ideia resulte num negócio de sucesso é a criação de um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade coerentes com o mercado de implementação do Projeto, que reflicta a definição concreta e estruturada da Ideia da Negócio, a estratégia de otimização dos recursos, identifique os pontos fortes a realçar e as ferramentas para combater os pontos fracos.
Um Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade permite:
- Avaliar um novo Projecto.
- Caracterizar a atividade e identificar as características diferenciadoras do Projeto.
- Concretizar a ideia que se pretende implementar.
- Realçar os pontos fortes e reconhecer os fracos.
- Uma visão coerente e realista das receitas e despesas.
- Procura de financiamento para desenvolver o Projeto.
- Fornecer o conhecimento técnico do Projecto para obter projeções financeiras corretas.
Com um Estudo de Viabilidade Económica e Financeira é possível:
- Criação de cenários alternativos.
- Avaliar as necessidades de investimento e os meios de financiamento.
- Avaliar a viabilidade económica e financeira e o retorno do investimento.
A Análise de Viabilidade Económico – Financeira é essencial para:
- Criação de novas empresas.
- Guiar estratégias e acções.
- Avaliações empresariais – fusões, aquisições ou venda.
- Atrair investidores.
- Obtenção das fontes de financiamento mais adequadas.
- Candidaturas a Fundos Comunitários.
O Cliente fica com:
- Conhecimento dos pontos fortes e pontos fracos do negócio.
- Estratégia de gestão.
- Memória descritiva do projeto.
- Plano de Negócios e Estudo de Viabilidade Económico-Financeira.
Plano de Marketing
O Plano de Marketing é um documento essencial para:
- Conhecimento profundo do ambiente na qual a Empresa está inserida e indicação das estratégias necessárias para crescer num mercado competitivo e em constante mudança.
- Monitorização permanentemente das variáveis internas e externas, para se conseguir manter o crescimento desejado.
- Conhecimento dos consumidores, detectando rapidamente as necessidades dos mesmos, com a possibilidade de transformar as suas necessidades em oportunidades de negócio.
Documento obrigatório em Candidaturas ao Portugal 2020.
Vantagens de um Plano de Marketing:
- Capacidade de melhor refletir sobre a situação futura da Empresa.
- Indicação das estratégias necessárias para crescer num mercado competitivo e em constante mudança.
- Facilidade em propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e os pontos fracos em pontos fortes.
- Capacidade de previsão das decisões a tomar, o que permite preparar correta e atempadamente as ações, diminuindo assim a possibilidade de erro.